segunda-feira, 11 de junho de 2012

Iniciação ao RPG

 Por Natalia Avernus

Em meio a tantas possibilidades de entretenimento, estaria o bom e velho RPG de mesa sendo deixado de lado? De muitas pessoas que conheci no passado, poucas realmente continuam jogando. Os motivos alegados são muitos, mas de uma maneira geral, a maioria simplesmente volta os interesses para outras coisas. Sabe aquela coisa de “quem quer dá um jeito?”, é bem por aí. E de repente você se viu sem aqueles velhos companheiros para jogar? Será que não está na hora de apresentar o RPG para outras pessoas? E como fazer isso sem assustar os novatos?


Situação 1: Mestrando para um grupo de jogadores novatos
* No mesmo barco: sendo todos novatos, nenhum deles vai se sentir em desvantagem em relação ao conhecimento de RPG dos outros. Farão as mesmas “mancadas” e juntos aprenderão o funcionamento das regras e do roleplay. O mestre precisará auxiliar bastante, uma vez que eles não têm um padrão de comparação, incentivando eles a não dizerem simplesmente “meu personagem pede informações ao taverneiro”, mas sim pedirem de fato em primeira pessoa.

* Apresente opções: mesmo que você seja super fã de matrix, pergunte aos seus jogadores se eles curtem a temática antes de perder horas elaborando uma aventura. Pergunte que tipo de história eles gostariam de jogar e dê sugestões baseadas no que eles conhecem (indique filmes, livros, séries, etc.). Se quiser algo mais formal, pode usar o questionário do Diogo do blog Pontos de experiência (link para o post, o formulário está no final do texto http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/2012/03/criando-campanhas-de-forma-colaborativa.html).

* Regras mais simples possíveis: o número de livros de um sistema, complexidade da ficha, das regras (e do quão a sério elas são levadas) podem assustar os novatos e tirar o foco. O mais importante agora é fazer eles conhecerem o mecanismo básico do RPG: o roleplay. Começar com sistemas simples como Dungeoneer, variações do Storyteller, 3D&T (é, até isso vale) ou mesmo sem sistema (!) fará o jogador poder dar mais atenção à história, poupando muito trabalho do mestre em ter que ficar horas orientando a fazer fichas e explicando dezenas de regras.

Situação 2: Adicionando novato(s) em um grupo experiente
* Novatos e sistemas complexos: seu grupo em andamento joga um sistema complexo, nada amigável aos novatos? Antes de inseri-los no grupo, faça algumas “aventuras solo” com cada um ou aventuras só com os novatos. Assim, você poderá explicar o sistema aos poucos e fará com que eles estejam mais à vontade para jogar com o grupo experiente.

* “Eu sou café com leite”: converse com seus jogadores e veja se todos são favoráveis à entrada de novatos na mesa. Isso poderá gerar situações em que o mestre tenha que dar mais informações e dedicar mais atenção aos novatos (pelo menos no começo) e os antigos precisam entender isso. Além do quê, os novatos podem se sentir intimidados pelo conhecimento dos veteranos e não se soltar muito. Faça eles se sentirem úteis e se entrosarem com o grupo.

Em ambas as situações:
* Atenção na criação da ficha: os novatos precisam definir bem a personalidade de seus personagens e a boa interpretação deve sempre ser encorajada. Mesmo que eles usem um clichê (bárbaro estúpido, um vampiro manipulador, um anão honrado) veja se eles estão conseguindo convencer e o mais importante: se eles estão se divertindo. Se não estiverem, sugiram a troca de personagem ou alguma modificação pontual. Naquele questionário disponível no Pontos de Experiência tem perguntas que ajudam a estabelecer a história, personalidade e motivações dos personagens, vale a pena conferir.

* Faça valer a pena: se você é um excelente mestre de improviso, não se preocupe com a preparação, do contrário, prepare cuidadosamente: a primeira impressão é importante. Aquela sessão “meia-boca” pode valer com os experientes que já estão apegados aos personagens. Mas os novatos podem ficar decepcionados/impacientes e desistir.

Steve Jackson ajuda:
* Muitos jogadores de RPG começaram jogando livros-jogos da famosa série Aventuras Fantásticas. Estes livros são um excelente meio para os novatos pegarem o “espírito” das ambientações clássicas. A maior parte das aventuras se passa em cenário de fantasia medieval (Titan), mas também há títulos de ficção científica para quem preferir. Este blog é uma referência para a coleção http://aventurasfantasticas.wordpress.com/
Apenas lembrando que a editora Jambô está relançando a coleção, então vamos apoiar comprando os livros, valem muito a pena.

* O livrinho sagrado: O livro RPG: Aventuras Fantásticas: uma introdução aos role-playing games ocupa um lugar de destaque na minha estante não sem motivo. Este livro tem o mérito de ter me ensinado o que é RPG e a mestrar sem eu nunca ter visto qualquer sessão de jogo antes! Em seu texto didático e repleto de ilustrações, ele dá uma verdadeira aula sobre como mestrar e conduzir aventuras para iniciantes. Tem também duas aventuras estilo masmorra excelentes, com ilustrações de cada aposento e descrições detalhadas do que há neles. Difícil errar!

***
Talvez você se esforce, faça tudo nos mínimos detalhes, tenha uma ótima técnica mas... O novato desapareça. Infelizmente, não são todos que gostam mesmo do nosso hobby e não há muito o que fazer quanto a isso. Mas certamente haverão também aqueles deslumbrados iniciantes que jogarão por anos a fio e lhe serão eternamente gratos por você ter apresentado o RPG para eles.

E quanto a você? Quem foi seu primeiro mestre? Já teve novatos em sua mesa? Compartilhe suas experiências.


Créditos da primeira imagem: little warrior by mirachravaia (Deviant Art)

3 comentários:

  1. Excelente postagem Natália. Eu tenho recebido alguns emails de pessoas que querem começar a jogar ou que já começaram mas querem aprender um pouco mais e fico meio sem referência sobre o que indicar para eles. Esse livro do Steve Jackson já não é mais impresso, né?

    Muitos RPGs hoje em dia não tem uma sessão boa de introdução ao jogo. Seria bom que alguém (quem sabe não juntamos uma galera) fazer um livreto em PDF explicando o RPG, como jogar, o que é um mestre, para que serve os dados, e outras coisas e botar para ser distribuído gratuitamente, né?

    ResponderExcluir
  2. Olá chará! Tenho buscado mais informaçoes sobre o RPG para jogadores iniciantes e tenho tido dificuldades. Há muitos tópicos específicos que são ótimos para jogadores experientes, mas quase nao há posts que orientam os iniciantes. Sou uma jogadora de apenas 01 mes e estou participando de um grupo que utiliza o D&D, com certeza dou muitas mancadas, mas busco mais dados para me aprimorar. Achei legal o site de vcs, pq quase nao vejo meninas (apesar de saber q existem...rs). Poderiam me ajudar com material de pesquisa ou links? Grata, Naty.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália!

    Bom encontrar garotas que joguem RPG.
    Tive duas experiências frustrantes ao iniciar no RPG, o que me levou a evitar grupos que tivessem juntos há muito tempo ou que já pela expressão você perceba que não terão paciência.

    Tenho acompanhado os jogos indies e brasileiros. Recentemente decidi ou montar ou me unir a um grupo mais amigável. Acabou que um amigo que é mestre e está pensando em realizar encontros só para iniciantes.

    Vou buscar este livro do Steve Jackson nos sebos ou emprestado. Por hora me fascinei pelo Dust Devils (que comprei) e por sistemas como os de Violentina, Fiasco, Cachorros Samurais e Biscoitos...

    Ótima iniciativa.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir