sexta-feira, 26 de outubro de 2012

As sete virtudes dos Mestres de RPG



Por Natalia Avernus

Já vimos no post Os sete erros dos mestres de RPG (http://masmorradesaia.blogspot.com.br/2012/06/os-sete-erros-dos-mestres-de-rpg.html) sobre os defeitos mais comuns nos mestres. Que tal falarmos agora sobre as coisas boas, as virtudes dos mestres? Bons mestres acumulam mais de uma dessas qualidades e muitas vezes são aclamados por algumas características que os destacam da maioria. É mais fácil falar sobre nossas qualidades... Você como mestre pode já ir pensando em que seus jogadores o elogiam. Suas histórias são emocionantes? Seus NPCs são cativantes? Seu jogo tem um tempo de aproveitamento de quase 100%?


Todas estas qualidades podem ser desenvolvidas, algumas são mais fáceis do que outras. O importante é saber onde se quer chegar e começar a mudança. Listei o que considero serem as sete melhores qualidades dos mestres de RPG. Vejamos:


1) Interpretação: se você joga Roleplay game, sabe como é fantástico um mestre que interpreta de verdade seus NPCs. Colocando diferentes emoções nos gestos e na fala, alterando vozes para cada indivíduo, trejeitos, manias... Já está com boa parte da qualidade do jogo garantida.

*Para desenvolver esta virtude: Isso começa na criação dos NPCs, atribuindo a eles personalidade (veja meu guia para criação eficaz de NPCs http://masmorradesaia.blogspot.com.br/2012/07/criacao-rapida-de-npcs-elementos.html).

Com isto feito, fica mais fácil você saber como cada NPC agirá. Se você estiver inseguro, treine um pouco as vozes e falas típicas de cada NPC antes do jogo. Parece exagero? Melhor isso do que passar vergonha na frente dos jogadores.

Lembre-se que a cadeira não é o limite. Caso necessário, levante, caminhe e mova seus jogadores caso seja conveniente para a cena. Pequenos detalhes podem fazer muita diferença.

2) Dinamismo: Sabe aquele filme onde tudo flui na velocidade certa? Um mestre dinâmico sabe fazer o mesmo. No seu jogo não se perde tempo com coisas desnecessárias, a consulta a livros é mínima e o ritmo é constante. Caso jogadores estejam jogando em cenas separadas, geralmente os cortes de cenas são feitos em momentos de suspense ou ansiedade, deixando os jogadores  ansiosos por sua vez de jogar.
O dinamismo vai refletir diretamente no aproveitamento de jogo. Sessões com mestres dinâmicos geralmente “rendem” bastante, com muitas ações feitas da parte dos personagens e bom desenvolvimento da história.

*Para desenvolver esta virtude: qualquer interrupção na sessão vai travar o ritmo da história. Evite consultas longas aos manuais, sair para comprar lanches, conversas “em off”... Faça antecipamente as coisas que poderiam atrapalhar o andamento do jogo e sempre que possível use recursos como fóruns para que mestre e jogadores possam debater assuntos importantes que tomariam tempo de jogo.

Algumas cenas também acabam tornando o jogo mais “arrastado”. O ideal é usar de recursos de aceleração de tempo, adiantando a história para pontos que interessem de fato, a não ser que o jogador faça questão de interpretar alguma cena irrelevante, mas que vá ser divertida/interessante.

Minha cristaleira nerd: ao invés de taças e baixelas, material para RPG!
3) Organização: de que adianta você ser um mestre virtuoso se nem sequer consegue encontrar as fichas de seus jogadores para o jogo começar? Um mestre organizado está sempre com tudo à mão, seja em sua tradicional pasta ou notebook, acelerando o jogo ao evitar buscas pela casa atrás de livros perdidos e fichas que estavam “naquele caderno”.

*Para desenvolver esta virtude: esta talvez seja uma das mais fáceis de se adquirir. Reserve um espaço para seu material de RPG e concentre tudo ali. Livros, dados, fichas de personagem, miniaturas... Assim tudo ficará mais fácil e quando o grupo chegar, é só pegar o material e pronto! Usar um fichário com áreas separadas para NPCs, cenário, mapas, etc., também facilita a consulta durante a sessão.






 
 4) Criatividade: o desenvolvimento de boas histórias, de NPCs interessantes, de tramas inteligentes, de bons cenários... Tudo isso depende de uma imaginação fértil. Seria a criatividade a virtude mais importante de um mestre de RPG? Eu apostaria alto que sim. As narrativas de um mestre criativo surpreendem, divertem e despertam nos jogadores diferentes emoções, como as artes fazem. E como o RPG é uma atividade interativa, a experiência artística pode ser ainda melhor do que assistir um filme, peça de teatro ou ler um romance.

*Para desenvolver esta virtude: será possível aumentar a criatividade? Esta é uma pergunta que eu realmente não sei responder. Alguns acadêmicos que estudam o RPG afirmam que ele pode desenvolver a criatividade, então quem sabe com a prática ela vá aumentando? De qualquer forma, acredito que quanto mais o mestre busca boas fontes para se inspirar, como bons romances, livros, filmes, seriados, etc., maior o número de referências ele terá para construir suas próprias histórias.

5) Dedicação: sabemos que a tarefa de mestrar pode ser exaustiva. Criar histórias, tramas, NPCs, adaptar regras, criar itens, criar cenários... Em alguns casos o mestre passa mais tempo escrevendo sobre o jogo do que mestrando de fato, principalmente quando está criando seu próprio cenário. Claro que um mestre pode fazer suas narrativas de improviso, com muito pouca ou nenhuma preparação para o jogo, mas na maioria dos casos, quando um mestre apresenta um cenário próprio rico e detalhado, NPCs únicos, histórias complexas e material como mapas, imagens, músicas, o jogo fica repleto de elementos que o mestre de improviso não poderia oferecer.

*Para desenvolver esta virtude: tempo é a palavra chave. É fundamental separar algumas horas ao menos para criar elementos para o jogo, e a velocidade depende da prática e criatividade de cada um. Se você sabe que não vai dar pra finalizar o cenário todo, enfoque na localidade onde os jogadores estão por enquanto. Faça os NPCs de maneira estratégica, evitando informações que talvez nem serão utilizadas. Por fim, se fica difícil preparar tudo para jogar duas vezes no mês, veja se não vale a pena jogar apenas uma vez no mês, mas com mais qualidade.

6) Justiça: um mestre justo nunca favorecerá um jogador específico em detrimento do outro, não criará regras que desbalanceiem o sistema, nem perseguirá nenhum jogador; isso passará a sensação fundamental de segurança que os jogadores precisam para continuarem motivados a jogar. O caso clássico da “namorada do mestre” beneficiada o tempo todo, o jogador teve um atrito com o mestre e seu personagem está pagando caro, excesso de benefícios para uns e castigo para outros... Tudo isso irá afastar os jogadores da mesa, cansados de estarem em prejuízo constante.

*Para desenvolver esta virtude: analise suas atitudes e veja se realmente está sendo parcial. Seja honesto com seus jogadores e reconheça o erro; ainda dá tempo de consertar as coisas antes deles perderem a paciência. A partir de agora, mesmo que você ame aquele jogador(a), coloque-se em neutralidade. Provavelmente até o próprio jogador favorecido vai aprovar as mudanças.

7) Mestrar “para os jogadores”: pode soar meio servil, mas o mestre deve mestrar para divertir os jogadores. Boa parte de sua diversão advirá disso. O bom senso é fundamental ao criar desafios plausíveis, histórias em que os PCs sejam protagonistas ao invés de joguetes, elementos que os jogadores já disseram que gostariam de interagir...  

*Para desenvolver esta virtude: Um bom mestre que se preocupa com os seus jogadores já no começo da campanha perguntando se a temática proposta é o que eles querem mesmo jogar. E se um deles realmente não quer jogar uma campanha de vilões? Passar por cima da opinião dos jogadores é fazer com que eles fiquem frustrados. Você esperava mestrar um jogo de vampire dark ages sem muitos combates e dos três jogadores, dois são brujahs? Adaptar é preciso e mesmo que você ache que não vai gostar do resultado, talvez você se surpreenda.

Os jogadores têm expectativas e o mestre deveria estar sempre atento para proporcionar que elas sejam atendidas. Os jogadores sentem falta de uma dungeon? Por que não inserir uma na história? Querem muito ressuscitar um amigo morto e não há magias de ressurreição no mundo? Que tal uma viagem para outro mundo para conseguir fazer isso? Completar objetivos e realizar sonhos e feitos dos personagens dará sentido a vida deles.


***

Encontrar um mestre que reúna todas estas virtudes é como encontrar o Santo Graal! Claro que podemos nos esforçar para aprimorar nossas qualidades, mas esperar que um dia nos tornemos mestres “perfeitos” é uma utopia.

Não esqueça que no fim de tudo o RPG é um hobbie e como tal, deve ser encarado como diversão. Se está mais dando problema do que sendo divertido, está na hora de repensar o que está acontecendo. Talvez você esteja realmente precisando melhorar como mestre; releia o texto e reflita, fazendo uma autoavaliação. Ou talvez você já seja um bom mestre, mas seus jogadores estão acostumados a um tipo diferente do seu. No fim das contas, a harmonia entre mestre x jogadores definirá se o jogo é bom ou não.

E então mestre, já conseguiu identificar suas virtudes? E você, jogador, achou as virtudes do seu mestre? Se sim, faça o favor de elogiá-lo! Sim, mestres gostam de ter seu trabalho reconhecido.





Créditos da imagem 1
The Storyteller (sem indicação de autoria)

Créditos da imagem 2
Cristaleira da minha sala [Natalia Avernus]



3 comentários:

  1. O problema de Muitos metres é jogar contra os Pjs,... já joguei com um mestre assim e da uma raiva, foram isso qualquer um pode mestrar todos tem um jeito próprio, eu não sou um metres muito bom de descrever cenas e talz, mas tem sempre jogador lembrando de alguma cosia que aconteceu em jogos passados, como vc disse o mestre tmb gosta de ser lembrado. Ótima matéria, eu nao conhecia o Blog.
    Parabéns pela iniciativa "aprimorada"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ficou muito bom o texto. Acredito que muitos narradores precisam ler e ver e rever muitas coisas para que suas mesas possuem um melhor divertimento.


    Se é fã ou quer conhecer melhor os reinos de ferro, acompanhe o Reduto, opine la tambem.

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Muito útil para a minha mesa!

    ResponderExcluir