terça-feira, 26 de junho de 2012

Os sete erros dos Mestres de RPG

Por Natalia Avernus

Os anos vão passando, os jogadores vão mudando, surgem novos sistemas... Muita coisa muda no RPG, mas os defeitos dos mestres continuam os mesmos. Quem nunca saiu da sessão reclamando de uma característica X ou Y de seu mestre?
Mestrar é uma arte difícil que exige talento, mas um pouco de conhecimento teórico sempre é bem-vindo para aprimorar nossa técnica, não é mesmo? Pensando nisso, enumerei aqui os que considero serem os piores defeitos de um mestre:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sozinho na Terra-Média: livros-jogos no clima de Senhor dos Anéis

Por Natalia Avernus


Quem é rpgista old-school com certeza lembra da série Aventuras Fantásticas e seus famosos livros-jogos. A cidadela do caos, o feiticeiro da montanha de fogo, a cidade dos ladrões... Muitos títulos foram publicados no Brasil até a saudosa editora Marques Saraiva fechar as portas. A série fez bastante sucesso no Brasil e em várias partes do mundo e logo outros autores se empolgaram e aderiram ao estilo.

Hoje venho apresentar para vocês a série “Aventuras na Terra-Média”. Originalmente começaram a ser publicados em inglês em 1985, num total de treze livrinhos com autores variados. Aqui no Brasil infelizmente só foram publicados os n. 5 até o 8, pela Ediouro em 1995 (dez anos de atraso!).

Doctor Who e as viagens no tempo

Por Kelly Cristina


No último final de semana, rolou em São Paulo a 1º GallifreyCon, (queria muuuuuito ter ido mas meu lado nerd perdeu o duelo com meu lado mãe super consumista e acabei num bazar de roupas de criança rsrs), acredito que essa tenha sido a 1º convenção voltada para Doctor who.
Doctor Who é a primeira séria de ficção cientifica produzida e transmitida pela BBC, a série narra as aventuras do último senhor do tempo, conhecido como "O Doutor" que viaja no tempo e espaço em uma cabine da policia londrina dos anos 60, juntamente com seus Companheiros.  Doctor who é a mais longa série de ficção cientifica do mundo, mas muito mais do que uma série de Tv ela faz parte da cultura, e é difundida nas mais diferentes mídias, como romances, Hq’s, radionovelas, filmes. Se você ainda não conhece, não pode passar nem mais um dia da sua existencia sem conhecer!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Para fugir do WoD

Por Kelly Cristina

Há algum tempo li (não me lembro onde, sorry!) um post com RPG’s menos conhecidos, dentro de uma temática parecida. Adorei a ideia, e agora surgiu a oportunidade de fazer a minha versão! Vou fazer só um resumo de introdução de cada jogo, já que pretendo escrever sobre cada um de uma forma mais detalhada no futuro.

Apresentação: Kelly Cristina

Damas e cavalheiros,
Tenho o prazer de apresentar-lhes a nova autora que também desceu os degraus da masmorra: Kelly Cristina.

1)Nome ou apelido, idade e há quanto tempo joga.
Eu sou Kelly Cristina, apelidos já foram vários até porque já são 14 anos nessa vida de RPG. Num se pergunta a idade de uma dama! mas eu tenho 25 anos.

2) Qual o primeiro RPG que jogou. E o que achou?
AD&D, e tive certeza que tinha me encontrado.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reverse dungeon e vilões: outra perspectiva de RPG

Por Natalia Avernus

Matar monstros, explorar dungeons, aprisionar demônios, salvar o reino... Todos são feitos muito comuns das mesas de fantasia medieval em geral e certamente há bastante diversão em ser “herói”. Mas e se de repente você passasse para o “outro lado”? Ser um monstro (poderoso ou não), viver em uma dungeon, libertar/servir demônios, ameaçar o reino...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Iniciação ao RPG

 Por Natalia Avernus

Em meio a tantas possibilidades de entretenimento, estaria o bom e velho RPG de mesa sendo deixado de lado? De muitas pessoas que conheci no passado, poucas realmente continuam jogando. Os motivos alegados são muitos, mas de uma maneira geral, a maioria simplesmente volta os interesses para outras coisas. Sabe aquela coisa de “quem quer dá um jeito?”, é bem por aí. E de repente você se viu sem aqueles velhos companheiros para jogar? Será que não está na hora de apresentar o RPG para outras pessoas? E como fazer isso sem assustar os novatos?

Apresentação: Natalia Avernus

Olá damas e cavalheiros,
            Nessa minha primeira postagem no blog vou me apresentar para vocês e nada melhor do que uma entrevista para isso. Esta entrevista foi elaborada pelo Brega e deve ser respondida por todas as autoras do blog.

1)Nome ou apelido, idade e há quanto tempo joga.
Meu nome é Natalia “Avernus”, sou uma senhora de 24 anos e jogo há aproximadamente 14 anos.

2) Qual o primeiro RPG que jogou. E o que achou?
Velhos tempos... A minha história com o RPG é muito curiosa, mas é longa e eu tomaria muitos caracteres para escrevê-la. Mas comecei com o velho Aventuras Fantásticas: Uma introdução aos role-playing games. Era viciante!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Início

Este é um blog irmão (no caso "irmã") do Saia da Masmorra (saiadamasmorra.blogspot.com). A idéia é dar espaço para que se possa falar de RPG de um ponto de vista mais feminino.

O Saia da Masmorra é um blog apenas com autores do sexo masculino, simplesmente porque calhou de não termos autoras.

Coisa rara, e talvez por isso, preciosa, é importante dividirmos opiniões sobre o RPG a partir de diferentes óticas e experiências.