sexta-feira, 15 de março de 2013

Preconceito com GURPS? Convite para conhecê-lo melhor

Por Natalia Avernus


Jogo e mestro GURPS há dez anos e já ouvi tudo o que é tipo de brincadeiras e comentários negativos sobre ele.

Preconceito há em toda a parte e com todo tipo de assunto, mas quando o assunto é RPG, os RPGistas deveriam ao menos procurar conhecer melhor os sistemas antes de sair jogando pedras, somos tão poucos para ainda criarmos inimizades... Pois bem, estou aqui em humilde tentativa de lhes apresentar meu sistema favorito. Não estou pedindo que caiam de amores por ele, mas apenas entendam como funciona antes de dizer que não gosta.


GURPS?

Capa do GURPS 4. ed.
GURPS é a sigla de Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico Universal para Jogos de Interpretação). Lançado pela Steve Jackson Games pela primeira vez em 1986 e com a última edição (4ª) lançada em 2004 nos EUA, traduzida pela Devir com apenas seis anos de atraso em 2010...
A 4. ed. é considerada realmente uma revisão da terceira, com melhorias das regras e recursos. Mas a essência do sistema permaneceu. Mesmo sendo um jogo de grande sucesso e vendas, no Brasil ainda é possível ver narizes torcidos quando se fala: “eu jogo GURPS”. Eis as reclamações mais comuns:

quinta-feira, 7 de março de 2013

Cadê as mulheres no RPG?

 Por Natalia Avernus

No dia internacional da mulher, onde se reforçam todas as lutas pela conquista de direitos e igualdade, todos (ou quase todos) se lembram de homenagear nosso gênero, eu lanço a pergunta: cadê as mulheres no RPG?

É uma pergunta freqüente da parte de muitos homens que jogam RPG. Por que as mulheres não se interessam pelo hobby? Por que geralmente as jogadoras são sempre as namoradas que o jogadores/mestres chamaram? Por que elas só querem jogar vampiro? MestrA? Existe mulher mestrando?

Vou falar um pouco do meu ponto de vista feminino sobre por que somos tão poucas neste meio (embora tenhamos crescido um pouco em número se compararmos com alguns anos atrás).